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Caminhando no calçadão de Ipanema:
 aptidão física e saúde
 

 
Maicon de Oliveira Dias
 
Personal Trainner - CREF:4428
  
F: (51) 9688.75.98

Fazer exercício físico regularmente garante um ganho na aptidão física e restringe a atuação dos fatores de risco à saúde . Mudanças de hábitos alimentares , com uma dieta balanceada , acompanhado de exercícios físicos , melhoram significativamente a qualidade de vida . Segundo a Organização Mundial de Saúde (WHO), o sedentarismo deve ser encarado como doença . 
No mundo atual globalizado, a alteração das rotinas no trabalho causa mudanças no cotidiano das pessoas , principalmente nos hábitos alimentares. Em conseqüência , para nos mantermos saudáveis , é preciso assegurar um espaço em nosso dia-a-dia a ser dedicado à saúde , preferentemente através de algum exercício físico .

 

 

 A caminhada é um eficiente instrumento auxiliar na prevenção das doenças decorrentes da falta do exercício físico , como obesidade, colesterol alto , hipertensão , osteoporose . Por ser um movimento natural , não tem contra indicação , pode ser praticada em qualquer lugar e não requer um custo elevado , embora seja recomendável ser feita sempre com orientação especializada. 

 Nos encontros de Caminhada Orientada, o praticante recebe orientações sobre a correção dos movimentos , é submetido a uma avaliação funcional e uma prescrição do exercício ideal , que respeite os limites do seu corpo . Freqüentemente , por ser desenvolvida em grupos , tem aspectos positivos também quanto às formas de socialização e motivação. 

 

 Estudos na área da cardiologia , como o realizado por Oliveira Filho e outros [1], indicam que o exercício mínimo benéfico à saúde é de 700kcal/ semana , o que corresponde a uma caminhada de 10 km / semana . Para a redução da doença coronária , o exercício ideal é de 2.000 kcal/ semana , equivalente a caminhar 39 km / semana ou 1 hora por dia . Os efeitos do exercício são variados, podendo incluir desde perda de peso ( especialmente se associado a cuidados com a dieta ), redução de colesterol , prevenção do diabetes do tipo II em população de risco e hipertensão .

A
Zona Sul , por possuir um grande número de áreas livres , é ambiente privilegiado para o exercício físico .  Você , morador, merece esse presente : comece logo seu programa de caminhada orientada.

 [1] Oliveira Filho , Japy Angelini; Salles, Ana Fátima; Salvetti, Xiomara Miranda. Prevenção primária da doença coronária pela atividade física   . Rev. Soc. Cardiol. Estado de São Paulo;15(2):121-129, mar .-abr. 2005
 
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